Wiki Dragon Age Brasil
Advertisement

lírio é uma valiosa (e perigosa) forma de vida mineral. O contato físico com seu minério bruto causa ferimentos graves e danos psicológicos para os seres humanos ou elfos e é fatal para magos.  

A casta anã dos Mineradores é capaz de encontrar veias de lírio através do ouvido, pois afirmam que ouvem a pedra cantar. Assim que retiram o lírio da natureza, os mineradores processam o minério em uma forma menos perigosa e mais útil.

Seus diversos anos de contato com lírio fez dos anões naturalmente resistentes a ele, embora não completamente imunes a seus efeitos. Ainda assim, essa resistência é apenas superficial. Cortes abertos e exposição direta aos olhos os deixam vulneráveis. Anões de superfície perdem essa resistência ao longo do tempo.

Usos Conhecidos[]

lírio processada é usado por anões e tranquilizados para encantar itens. Quando misturado no líquido e ingerido, o lírio permite aos magos entrar conscientemente no Imaterial, diferente dos não-magos cujo o acesso se dá apenas através de sonhos.

Esta propriedade única é essencial para o “Ritual da Provação” (1) nos Círculos de Magos. Essas “Poções de lírio” também podem ser utilizadas para ampliar o poder de grande parte das magias, além de ser a matéria prima para poções de mana.

Magos também podem ser marcados com lírio para se tornar Tranquilizados, cortando assim para sempre sua conexão com o Imaterial (e, junto com isso, sua capacidade de soltar magia e sentir qualquer sentimento).

Enquanto magos usam lírio em suas magias arcanas e rituais, os templários, por sua vez, ingerem o mineral primordial para melhorar suas habilidades de resistir e dissipar magia.

E através disso, lírio é usado pela Chantria para controlar os templários. O Mineral dado a eles para “desenvolver suas habilidades” também os deixa altamente dependentes, e como a Chantria controla o comercio de lírio, usa o vício para manter os templários sobre seu comando.

Anões “Moldadores”, responsáveis pela história anã, conseguem criar runas de lírio que contêm os pensamentos reais dos que os fizeram. Estas runas compreendem as memórias - os arquivos da cidade anã de Orzammar.

lírio também era necessário para o funcionamento da Bigorna do Vácuo, que permitia ao Paragon anão Caridin transformar anões vivos em golems de aço e pedra. O processo envolvia vestir o voluntário em uma armadura do tamanho do golem e, em seguida, derramar lírio fundido através dos buracos dos olhos, boca e articulações da armadura.

Os ferreiros de Amgarrak, sob a jurisdição de um Mago Tevinteriano, criaram engenhocas estranhas conhecidas como poços de lírio. Esses poços eram capazes de transferir objetos e pessoas através de diferentes níveis do Imaterial e criar golems rúnicos. No entanto, eles causaram sua própria ruina, quando uma de suas experiências criou um monstro capaz de manipular os poços.

Depois de perceber que a sua criação era capaz, os ferreiros foram forçados a selar o Thaig para se certificar de que a criatura não seria capaz de escapar.

Os efeitos adversos[]

Mesmo para anões, exposição ao mineral que ainda não foi devidamente processado pode causar surdez ou perda de memória. Para os seres humanos e elfos, o contato direto com o minério de lírio produz náuseas, bolhas na pele, e demência. Os Magos, por sua vez, são os mais afetados pela exposição ao lírio, e geralmente ficar mesmo que apenas próximo da substancia pode ser fatal para eles.

Na sua forma processada, lírio pode ser manuseado por qualquer pessoa, mas a exposição a longo prazo ou um único erro ao trabalhar com ele pode levar a efeitos secundários graves.

O uso prolongado torna-se viciante, os efeitos da dependência lírio para templários incluem paranoia, obsessão, e demência. Com o tempo, os templários podem ficar cada vez mais desorientados, incapazes de distinguir passado do presente ou sonhar acordado constantemente. Eles frequentemente se tornam paranoicos, tendo como combustível suas piores lembranças e pesadelos.

Magos também são conhecidos por sofrer mutação física, quando abusam de lírio. De acordo com Vivienne (2), tudo o que aumenta a capacidade de mágica de um mago (tal como lírio) cria um efeito prejudicial sobre o corpo. Para magos, isso é conhecido como desequilíbrio de mana. Alguns efeitos adversos de desequilíbrio mana podem incluir períodos de tonturas e passar a ouvir vozes. Ao contrário de templários, os magos são capazes de se recuperar dos efeitos adversos.

lírio vermelho[]

lírio vermelho é uma forma mais potente e mais viciante do mineral, criado quando lírio normal é corrompido pela mácula das proles sombrias.

Ela pode ser tratada por qualquer pessoa e, aparentemente, não requer diluição ou mesmo ingestão para que tenha efeito. Tudo o que se precisa é estar perto do mineral.

Além disso, o lírio vermelho tem a capacidade de conceder certas habilidades mágicas que são únicas. Por exemplo, sabe-se que ele pode conceder a capacidade para animar objetos e até mesmo o poder de fazer as coisas flutuam. Ele também parece aumentar as habilidades físicas bem como as habilidades específicas do templário

Eventualmente, porém, a exposição a longo prazo ao lírio vermelho leva qualquer um a insanidade. Esta loucura afeta até mesmo os, comumente resistentes, anões.

Os sintomas parecem variar. Alguns são levados à loucura por uma 'música', que os leva a forçar outros a ouvi-la; geralmente através de meios depravados. Outros tem sua propensão para a violência e paranoia aumentadas.

As mudanças físicas também surgem como veias lírio vermelhas que aparecem na pele, olhos vermelhos, ou até mesmo pedaços do mineral que começam a crescer no corpo. O abuso excessivo faz com que o lírio vermelho quebre em suas mãos transformando seu corpo em uma pedra de puro lírio.

O lírio vermelho é também conhecido por diluir o Véu, permitindo que espíritos e aparições para

interajam com mais facilidade com o mundo físico.

[1] Harrowing

[2] Primeira Encantadora de Orlais, uma das principais defensoras da continuidade dos Círculos.

Advertisement