Wiki Dragon Age Brasil
Advertisement
Para entradas encontradas em Dragon Age II, consulte Codex (Dragon Age II).
Para entradas encontradas em Dragon Age: Inquisition, veja Codex (Inquisição).

O códice é uma coleção de lore que o Guardião pode construir em seu diário durante sua campanha. As entradas do Codex dão informações sobre o mundo de Thedas, incluindo histórias de historiadores e estudiosos, passagens do Canto da Luz e contos populares, e também sobre a mecânica do jogo e certas criaturas, personagens e itens. Reunir entradas de códice recompensa o jogador com experiência (XP) e pode abrir missões secundárias e opções de diálogo com outros personagens.

As informações no códice vêm de dentro da configuração e, portanto, podem não ser completamente precisas ou mesmo auto-consistentes.

A mãe Ailis e o irmão Genitivi são contribuintes proeminentes para o códice.

Categorias de códices[]

As entradas do Codex são agrupadas em categorias. Para obter informações sobre entradas de codex específicas, consulte o artigo de categoria relevante:

Criaturas Itens
Magia e Religião Cultura e História
Caracteres Livros e Canções
Anotações Combinações de feitiços
Controles Relacionado a missões

Localizando entradas do códice[]

As entradas do códice são desbloqueadas de várias maneiras: através de diálogos, escutas na conversa de alguém, leitura de livros, coleta de itens e morte de inimigos. (Como o RPG anterior da Bioware, Mass Effect, o códice é recebido na íntegra apenas escolhendo todas as opções disponíveis de diálogo com um personagem específico.) Uma vez que a entrada é coletada, ela pode ser visualizada na guia Codex do diário. As entradas não lidas serão destacadas.

Em muitos casos, coletar uma nova entrada de códice recompensará o jogador com 50 XP. Vestir a Folha do Arquivista aumentará o XP recebido por coletar uma entrada de códice para 75.

Para ajudar a encontrar entradas de códice, é possível definir uma opção para fazer com que todos os itens de interesse brilhem dourado na tela. Na versão PC do jogo, pressionar a tecla TAB destacará todos os itens com os quais podem ser interagidos, tornando muito mais simples encontrar livros e notas difíceis de detectar contendo entradas de códice. Na versão de console do jogo, pressionar o gatilho esquerdo serve ao mesmo propósito.

Atualizações do códice e sensibilidade ao contexto[]

Algumas entradas de códice são sensíveis ao contexto e/ou são atualizadas durante a campanha, dependendo das experiências e decisões do The Warden. Por exemplo, o conteúdo de alguns verbetes dependerá da origem de The Warden. Uma entrada de códice para um acompanhante pode mudar dependendo de quão bem você os conhece, o que você faz com eles - ou até mesmo se você os recruta. As entradas do códice da criatura também podem ser atualizadas à medida que você encontra variações adicionais do mesmo tipo de inimigo.

Numeração[]

As entradas do Codex são numeradas sequencialmente. No entanto, o número de uma entrada de codex específica pode variar dependendo do DLC que um player instalou. Assim, este wiki não usa números de entrada de códice para identificar entradas, embora os números de entrada para as configurações de instalação mais comuns sejam fornecidos para informação.

As entradas de códice no Xbox 360 e PS3 são nomeadas e não numeradas.

Entradas específicas de classe/origem[]

Certas entradas de códice só podem ser obtidas ao jogar uma classe ou origem específica, seja devido a restrições de classe/raça ou devido a bugs. Essas entradas são:

  • Mana e o Uso da Magia (somente magos)
  • A Floresta Breciliana (somente elfos Dalish)
  • Arlathan: Parte Dois (somente elfos Dalish)
  • Os Elfos Dalish (somente elfos Dalish)
  • A Lenda de Luthias Dwarfson (qualquer um, menos anões))
  • Noções básicas de combate (somente guerreiros e ladinos)
  • Noções básicas de combate - Mago (somente magos)
Advertisement